Trabalhadores precisam se adequar para uma nova era
- Mega Fato
- 10 de jun.
- 4 min de leitura
O trabalhador precisa ser flexível no século XXI; tecnologias aumentam produtividade, mas precisam ser implementadas da maneira correta

Mudanças estão acontecendo a passos largos na sociedade por conta da tecnologia, mas o fator por trás disso sempre será o capital humano. Se não tiver uma pessoa bem treinada por trás de qualquer sistema ou máquina, nenhuma empresa terá ganhos de produtividade.
Por conta disso, compreender essas mudanças tecnológicas e entrar em harmonia com elas é fundamental, ressalta Eugênio Ferrarezi, head trainer e fundador do Instituto Ferrarezi, que oferece cursos em capacitação profissional justamente para melhoria de performance.
Transforma-se então em fundamental o apoio na hora da introdução de qualquer nova tecnologia, de forma que não aliene os trabalhadores. Processos de implementação de tecnologias precisam ter cuidado, atenção e ser feito junto com os profissionais e empresas mais renomados – subestimar apoio pode se tornar um grande custo lá na frente.
Tecnologias requerem pessoas treinadas e focadas para serem utilizadas. Quão importante é esse fator humano? Como garantir o alinhamento?
Devido ao avanço da tecnologia tudo muda numa velocidade muito grande. A exigência do mercado. causa dentro das empresas mudanças, mudanças, mudanças. A única regra hoje em dia que tudo muda a todo momento.
Mal termina um processo de repente de implementação de um sistema de gestão, de qualidade de produção, de projeto, já vem uma nova mudança e uma nova mudança e uma nova mudança. Acontece que o ser humano ele é em toda a sua existência não foi acostumado a grandes mudanças, então elas acabam causando o estresse, acaba causando irritação, acabam causando assim um questionamento muito grande dentro das empresas. “Mas, poxa vai mudar de novo?”
E esse questionamento dentro das equipes acaba gerando um mal estar muito grande porque fica aquele sentimento por mais que a gente faça nunca é o suficiente, nunca está pronto. E o ser humano ele precisa ter um começo um meio e um fim.
Então há a necessidade de uma nova adaptação das pessoas. Para que elas incorporem no comportamento delas que nunca nada mais vai chegar ao fim. O nosso próprio celular é exemplo típico de coisas que nunca chegam ao fim, você sempre está recebendo uma nova atualização uma nova atualização
Então a tecnologia trouxe uma aceleração na velocidade das mudanças tão grande, tão grande que a exigência dos funcionários, a exigência das empresas, em se atualizarem constantemente em evoluir em seus produtos constantemente, evoluir em seus serviços constantemente, é algo que realmente afeta a performance das pessoas.
Então o que que acontece essas mudanças a todo momento acabam é tirando o foco daquilo que é necessário. O próprio treinamento é constante e nunca termina.
Como um profissional poderia usar tecnologia para avançar em seus objetivos de carreira?
Ele tem que tomar cuidado com a tecnologia, não é porque se eles se envolver apenas na parte técnica da sua profissão, no conhecimento tecnológico, ele pode começar a se afastar de si mesmo e das pessoas e é fundamental a habilidade de lidar com pessoas. Se a pessoa é um gestor de equipes isso é mandatório: ela tem que saber fazer com que aquela equipe seja produtiva.
Agora um profissional que faz parte é membro da equipe, ele tem que saber se relacionar ele tem que saber ajudar, trocar, perguntar, ter um processo de melhoria contínua no seu próprio trabalho e nesse aspecto a tecnologia acaba ajudando nos controles. nas métricas.
A tecnologia ajuda muito no que se diz respeito à gestão pessoal e a gestão também nas equipes sobre o que fazer, como fazer e se projetar. Uma das coisas que eu percebo que as empresas procuram hoje em dia é o comportamento do protagonista. Mas o que é isso? É buscar ser protagonista de mudanças, de melhorias, com atenção à melhoria do produto, redução de custos melhoria dos métodos, dos processos...
E para isso o indivíduo tem que ter uma gestão do tempo muito grande, uma gestão das suas ideias, se posicionar e falar. Então eu diria para usar a tecnologia para fazer gestão de tempo, gestão de ideias e, acima de tudo, agir e colocar essas coisas em prática.
Quais relações de trabalho estão mudando ou podem mudar por conta das novas tecnologias?
Quando a gente fala em relações de trabalho, elas estão mudando, podem mudar ainda mais por conta das novas tecnologias. Elas precisam de muita flexibilidade, principalmente no trabalho em equipe. É um novo ambiente de trabalho que surgiu dessas mudanças.
Não basta hoje em dia pensar apenas em si no seu trabalho. Pense nas relações com um gestor, por exemplo. Hoje um gerente serve para gerenciar os processos, para facilitar a vida da equipe, para que essa equipe seja produtiva. Não existe mais aquele gerente-feitor que é o cara que manda espera o resultado da equipe cobra não. Hoje tem que estar junto, mostrar para as pessoas que ele se importa, facilitar a vida das pessoas, facilitar a comunicação interna, zelar pela necessidade do desenvolvimento de competências, suprir algum gap de conhecimento que esse funcionário tenha.
E acima de tudo mostrar para a equipe é que essa cultura, das relações, da comunicação, da proatividade, do próprio protagonismo é bom para todos e sempre. Estão, acima de tudo, a tecnologia vem forçando isso de uma forma cada vez mais acelerada também.







Comentários