Rússia x Ucrânia: entenda por que está havendo uma guerra no Leste Europeu
- Mega Fato
- 25 de mai.
- 2 min de leitura

N
o dia 24 de fevereiro de 2022, a Rússia bombardeou a Ucrânia pela primeira vez e uma guerra estourou. Desde então, muito se tem falado sobre os conflitos armados do Leste Europeu, que pode inclusive...
1. QUAL É O MOTIVO DO CONFLITO?
Basicamente, o objetivo da Rússia é impedir o avanço da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ao redor do seu país, construindo assim bases militares em territórios que o cercam. É aí que o cercam. É aí que a Ucrânia entra na história!
Localizada numa região estratégia e sendo pequenininha, teoricamente a região é de fácil dominação. Como a Otan, liderada pelos EUA, estava de olho nela e aumentando sua influência sobre a nação cada dia mais, os russos, que brigam com os norte-americanos há anos, se sentiram ameaçados. Foi então que Vladmir Putin, presidente da Rússia, decidiu atacar, visando especialmente questões territori...
“A Ucrânia está no momento de aderir ou não à Otan. Se aderir, a Rússia ficará ainda mais apertada e isolada, militarmente e politicamente, do mundo. Por isso, esse conflito é o que a gente chama de ‘controle geopolítico’. Esse é o motivador principal da Rússia, que luta contra isso há anos”, explica o professor.
2. ELE PODE MESMO VIRAR UMA GRANDE GUERRA?
Antes de mais nada, Carlos acalma: nós não estamos presenciando a 3ª Guerra Mundial. Para ser, teria que envolver vários países diretamente, assim como ocorreu nas duas primeiras Grandes Guerras. Como já se sabe, o conflito atual está acontecendo entre dois países: Rússia e Ucrânia.
Sob comando do presidente russo, Vladimir Putin, tropas militares entraram em Kiev, a capital ucraniana. As comparações se deram porque, assim como na 2ª Guerra, está havendo uma grave crise militar na Europa. Se China, Alemanha e EUA efetivamente

3. EXISTE UM LADO CERTO?
“Temos uma visão já treinada de escolher sempre um lado. Para entender um conflito desses, a prioridade não precisa ser escolher um lado para defender, principalmente estando em um momento histórico presente. Afinal, tudo ainda está acontecendo”, pontua o professor. Lembre-se de que cada líder mundial vai falar com os povos defendendo suas questões.
Por exemplo, durante seus discursos, o governo russo não foca tanto no conflito com a Otan, mas no combate ao avanço de células neonazistas na Ucrânia. Por outro lado, o governo ucraniano defende que a Rússia não está respeitando a independência de seu território, um ponto muito delicado na política global.
4. COMO A GUERRA AFETA OUTROS PAÍSES?
A economia global é afetada. O impacto no mercado financeiro é grande e é preciso entender que conflitos armados são benéficos para a indústria bélica. Algumas pessoas e pontuais potências realmente saem lucrando.







Comentários