top of page

Reencontros, sorrisos e lágrimas: como foi o retorno de prisioneiros de guerra à Ucrania

  • Mega Fato
  • 24 de mai.
  • 1 min de leitura
ree

Frágil e com a pele amarelada, Konstantin Steblev conversou com a mãe pela primeira vez em três anos, depois de ter sido libertado na maior troca de prisioneiros de guerra concretizada entre Rússia e Ucrânia."Oi mãe, como você está?", perguntou na sexta-feira o soldado de 31 anos, minutos depois de pisar novamente em solo ucraniano.

"Eu te amo. Não fique triste. Não foi minha culpa. Prometi que voltaria são e salvo", acrescentou, sorrindo, mas com os olhos lacrimejando.

Steblev, que foi capturado no início da invasão russa em fevereiro de 2022, foi um dos 390 presos libertados em troca de 390 pessoas enviadas de volta à Rússia na primeira etapa da troca, que aconteceu na sexta-feira.

Neste sábado ocorreu uma troca de 307 prisioneiros de guerra de cada país e, no domingo, será realizada a terceira etapa, com o objetivo de alcançar mil pessoas libertadas pelos dois lados.

A troca de presos é o único resultado concreto das negociações realizadas em Istambul entre russos e ucranianos na semana passada, o primeiro contato direto entre os dois países em três anos.

Steblev foi levado de ônibus com outros prisioneiros para um hospital da região de Chernihiv. Centenas de parentes aguardavam o grupo no local. "Parabéns!", gritaram, enquanto alguns choravam e cantavam.Na viagem de volta à Ucrânia, Steblev contou à AFP que sentiu emoções "indescritíveis". "É simplesmente uma loucura. Sentimentos de loucura", descreveu.


Comentários


Mega Fato

"Bem-vindo ao nosso blog! Aqui, exploramos de tudo um pouco: tendências, curiosidades, tecnologia, cultura, estilo de vida e muito mais. Se é assunto no mundo, a gente comenta por aqui. Fique ligado e descubra algo novo a cada post!"

  • Facebook
  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Mega Fato |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page