top of page

Petrobras prevê chegada de sonda à Foz do Amazonas até o fim de junho

  • Mega Fato
  • 21 de mai.
  • 2 min de leitura

Cronograma foi informado pela estatal após Ibama aprovar o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna


ree

A Petrobras notificou o Ibama que a sonda responsável pela perfuração do primeiro poço em águas ultraprofundas na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, chegará ao litoral do Amapá até o fim de junho.


A comunicação da estatal ocorre após o órgão ambiental ter aprovado, na segunda-feira, o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), que faz parte da etapa chamada Avaliação Pré-Operacional (APO).


Com esse aval do Ibama, a estatal poderá fazer vistorias e simulados na região onde quer pesquisar novas reservas de petróleo. Essa etapa é a última do processo de licenciamento do poço que a estatal pretende perfurar na região.


O poço está a cerca de 160 km da costa do Oiapoque, no Amapá, e a 500 quilômetros da foz do rio Amazonas propriamente dita. Por isso, a bacia se chama Foz do Amazonas.


No documento, obtido pelo GLOBO no sistema eletrônico do Ibama, a Petrobras explicou que a sonda NS-42 tem previsão de finalizar sua limpeza, com a retirada de corais em seu casco, até o final de maio. Em seguida, fará uma parada intermediária para carregamento de materiais e equipamentos e navegará para a costa do Amapá, com previsão de chegada à locação do poço até o final de junho.


ree

A estatal pede ainda ao Ibama que marque possíveis datas para realização da vistoria do Centro de Fauna e da APO. Na carta, a Petrobras ressalta ainda a importância da decisão do Ibama "para a segurança e soberania energética do país".

A aprovação conceitual do plano representa o cumprimento de uma etapa no processo de licenciamento ambiental, mas não configura a concessão de licença para o início da perfuração exploratória.


O Ibama vai definir, em conjunto com a Petrobras, um cronograma para a realização da Avaliação Pré-Operacional (APO), etapa que verificará, por meio de vistorias e simulações, a efetividade do Plano de Emergência Individual proposto.


A Petrobras informou ao Ibama, no último dia 7 de abril, a conclusão do Centro de Fauna em Oiapoque, a última exigência feita pelo órgão ambiental no processo que reconsidera o pedido de autorização para perfuração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas.


Entre os dias 6 e 8 de maio, a Petrobras realizou um simulado operacional interno para testar as estratégias e a eficácia do Plano de Emergência e do Plano de Proteção à Fauna. Esse simulado é uma "espécie de treinamento interno" para a Avaliação Pré-Operacional (APO), que é quando o Ibama avalia o plano de resposta da estatal em caso de acidente ou desastre ambiental.


O processo de licenciamento ambiental do bloco FZA-M-59 foi iniciado em 4 de abril de 2014, a pedido da BP Energy do Brasil, empresa originalmente responsável pelo projeto.


Em dezembro de 2020, os direitos de exploração de petróleo no bloco foram transferidos para a Petrobras.

Comentários


Mega Fato

"Bem-vindo ao nosso blog! Aqui, exploramos de tudo um pouco: tendências, curiosidades, tecnologia, cultura, estilo de vida e muito mais. Se é assunto no mundo, a gente comenta por aqui. Fique ligado e descubra algo novo a cada post!"

  • Facebook
  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Mega Fato |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page