top of page

Microsoft testa função no Windows 11 para melhorar a bateria do notebook

  • Mega Fato
  • 15 de jul.
  • 2 min de leitura
Fotografia mostra um notebook Dell XPS 13 de cor preta, com chip Snapdragon, sobre uma mesa branca. Na parte inferior direita, a marca d'água do "tecnoblog" é visível.
Dell XPS 13 com chip Snapdragon e Windows 11 (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Resumo

  • O Windows 11 está testando o modo “economia de energia adaptável”, que otimiza a bateria sem reduzir o brilho da tela.

  • O recurso ajusta o consumo com base na tarefa em uso e no estado de energia do dispositivo, buscando mais eficiência.

  • Disponível no canal Canary do Windows Insider, a novidade pode chegar na atualização 25H2 ainda em 2025.

O Windows 11 já tem recursos para economia de energia, mas a Microsoft está testando uma funcionalidade que amplia essa capacidade. Trata-se do modo “economia de energia adaptável” (em tradução livre), que promete reduzir o consumo energético de acordo com a tarefa em execução.

Os recursos de economia de energia disponíveis atualmente no sistema operacional envolvem procedimentos como redução do brilho de tela em 30%, desativação de efeitos visuais e interrupção de determinados aplicativos que estão em execução em segundo plano.

Se por um lado esses procedimentos prolongam a duração da bateria, por outro, podem prejudicar a experiência do usuário com o notebook.

É por isso que a economia de energia adaptável pode ser interessante. Nesse modo, o Windows 11 faz um ajuste do consumo de energia que não envolve reduzir o brilho da tela, que é o aspecto que mais pode atrapalhar a pessoa que usa o laptop longe de uma tomada.

Como a economia de energia adaptável funciona?

A Microsoft ainda não deu detalhes sobre a nova funcionalidade. Na página em que descreve o recurso, a companhia explica apenas o seguinte:

A economia de energia adaptável é um recurso opcional que ativa e desativa automaticamente a economia de energia, sem alterar o brilho da tela, com base no estado de energia do dispositivo e na carga de trabalho atual do sistema. Essa opção estará disponível apenas em dispositivos com bateria.

É de se presumir que, quando a economia de energia adaptável estiver ativada, o Windows 11 fará ajustes nos parâmetros de uso da CPU. Isso porque a Microsoft já estava testando um recurso que limita o uso do processador pelo Windows 11 em momentos de ociosidade, justamente para economizar energia.

Ativação da "economia de energia adaptável" no Windows 11
Ativação da “economia de energia adaptável” no Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)

Se funciona? É o que os testes irão dizer. Por ora, o modo de economia de energia adaptável está sendo avaliado no canal Canary do Windows 11 para participantes do programa Windows Insider.

De todo modo, quem tiver uma experiência ruim com a novidade poderá desativá-la a qualquer momento nas configurações do sistema operacional.

Caso aprovado, é possível que o recurso seja liberado na atualização 25H2 do Windows 11, a ser lançada ainda em 2025 pela Microsoft.

 
 
 

Comentários


Mega Fato

"Bem-vindo ao nosso blog! Aqui, exploramos de tudo um pouco: tendências, curiosidades, tecnologia, cultura, estilo de vida e muito mais. Se é assunto no mundo, a gente comenta por aqui. Fique ligado e descubra algo novo a cada post!"

  • Facebook
  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Mega Fato |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page