top of page

Microsoft se desculpa por bugs na atualização do Windows

  • Mega Fato
  • 18 de jul.
  • 2 min de leitura
Imagem mostra o logotipo do Windows 11 em fonte de cor azul. Na parte inferior direita, o logotipo do "tecnoblog" é visível.
Falha em update do Windows 11 fez Microsoft voltar atrás (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

  • Microsoft se desculpou por um erro na atualização KB5060829 do Windows 11, que marcava incorretamente como resolvido um problema no Firewall.

  • A falha afeta o Windows 11 24H2, gerando o erro “Config Read Failed” (evento 2042) no Visualizador de Eventos.

  • A atualização KB5062553 agravou o erro espalhando-o para todos, mas a empresa afirma que o Firewall funciona normalmente e a falha pode ser ignorada.

Após liberar uma atualização que agravou um bug em vez de corrigi-lo, a Microsoft pediu desculpas aos usuários do Windows 11. A empresa havia marcado a falha como “resolvida”, mas voltou atrás e agora trabalha em uma nova solução.

O problema afeta a versão 24H2 do Windows 11, causando a exibição de um erro crítico relacionado ao Firewall no registro de eventos do sistema. Embora o alerta tenha causado confusão entre os usuários, a Microsoft garante que a falha é inofensiva.

O bug surgiu após a atualização de preview de junho de 2025 (KB5060829). Desde então, usuários da versão 24H2 — que já enfrentam atualizações instáveis há meses — relatam a exibição de erros de segurança no Visualizador de Eventos a cada reinicialização.

Identificado como “evento 2042”, ligado ao Firewall do Windows, o alerta exibe a mensagem “Config Read Failed” (“Falha ao ler a configuração”), como você pode notar na imagem abaixo. A Microsoft afirma que o bug é relacionado a um recurso ainda em desenvolvimento, que não foi totalmente implementado.

Captura de tela do Visualizador de Eventos do Windows 11 destacando erro no Firewall do sistema
Visualizador de Eventos do Windows apresenta erro no Firewall (imagem: Felipe Faustino/Tecnoblog)

“Correção” espalhou o bug

A confusão piorou quando a Microsoft afirmou que a atualização KB5062553, de 8 de julho, havia corrigido o problema. Contudo, segundo apuração do site Windows Latest, a atualização, na verdade, introduziu o erro para todos os usuários ao invés de consertá-lo.

Para completar, a página oficial de problemas conhecidos do Windows marcou o status do bug como “Resolvido”. Após a repercussão, a empresa se retratou. “Esta nota foi atualizada para o status Resolvido por engano <…>. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente ou confusão”, escreveu a Microsoft na página de suporte.

Por enquanto, a big tech reforça que o Firewall do Windows continua funcionando normalmente e que o evento “pode ser ignorado com segurança”. Ainda segundo a Microsoft, uma resolução definitiva está sendo preparada e deve chegar em uma atualização futura.

Com informações da Forbes e do Windows Latest

Comentários


Mega Fato

"Bem-vindo ao nosso blog! Aqui, exploramos de tudo um pouco: tendências, curiosidades, tecnologia, cultura, estilo de vida e muito mais. Se é assunto no mundo, a gente comenta por aqui. Fique ligado e descubra algo novo a cada post!"

  • Facebook
  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Mega Fato |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page