top of page

Google adiciona resumos de notícias gerados por IA ao Discover

  • Mega Fato
  • 16 de jul.
  • 2 min de leitura
Illustração mostra uma lupa sobre o logotipo do Google, uma letra G em cores vermelho, amarelo, verde e azul, sinalizando a busca no navegador. Na parte inferior direita, está a marca d'água do "Tecnoblog".
Google diz que lançamento é oficial e não se trata de um teste (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Resumo

  • O Google Discover agora exibe resumos gerados por IA, começando com um lançamento gradual nos Estados Unidos.

  • O recurso inclui um resumo de três linhas com um link “Leia mais”, que revela o texto completo em seis linhas.

  • A iniciativa visa resumir notícias, inicialmente focando em esportes e entretenimento.

O Google Discover, seção de notícias presente no app de buscas para Android e iOS, vai passar a exibir um resumo gerado por inteligência artificial logo acima do link para o artigo. A empresa confirmou o lançamento nos Estados Unidos, com liberação gradual para os usuários do país.

Como explica o Verge, o novo design do Discover apresenta um resumo de três linhas, com um link “Leia mais”, que libera o resto do texto — em média, são seis linhas. O Google também coloca um aviso de que pode haver erros, já que se trata de um resumo gerado por IA.

O print mostra uma captura de tela do Google Discover em um dispositivo móvel. Na parte superior, há ícones do New York Times e da Reuters, com um texto "Trending. Logo abaixo, há um resumo gerado por IA sobre a Meta e seus planos para investir em centros de dados para IA. Abaixo do resumo, está a imagem que ilustra o artigo. A imagem mostra um grupo de pessoas ao ar livre, algumas delas usando roupas escuras. A cena parece ocorrer à noite, com neve ao fundo. O título da matéria, "Meta’s New Superintelligence Lab Is Discussing Major...", aparece abaixo da imagem, indicando o conteúdo relacionado.
Resumo pode conter erros (imagem: reprodução/TechCrunch)

No canto esquerdo superior do card, há ícones dos sites que serviram de fonte para a criação do resumo. Ao tocar ali, aparece uma página com links. Logo abaixo do resumo, ficam a imagem e o título do principal artigo sobre a notícia.

O recurso está sendo liberado para alguns usuários dos Estados Unidos. Em resposta ao TechCrunch, o Google confirmou o lançamento, destacando que não se trata de um teste, e sim de uma liberação gradual. Inicialmente, notícias sobre esportes e entretenimento serão o foco da ferramenta.

Google quer usar IA para resumir tudo

Em junho, o NiemanLab, site especializado em jornalismo digital, reportou que o Google Discover passou a exibir bullet points (aquelas listas com um pontinho no começo) para alguns usuários. Eles ficam logo abaixo dos links, com as informações principais das notícias. Além disso, artigos que tratam de um mesmo assunto passaram a ser agrupados.

Além disso, a big tech colocou IA na busca, com respostas em texto geradas automaticamente, e pretende transformar este conteúdo em áudio futuramente — são as AI Overviews e Audio Overviews.

Em alguns países, a companhia já oferece o AI Mode, que promete entender pedidos complexos e acessar informações em tempo real para dar respostas ao usuário.

Sites temem queda de audiência

Do lado dos sites jornalísticos, existe o temor de que estas novas ferramentas (assim como chatbots como o ChatGPT) derrubem a audiência, já que as ferramentas de IA usam as informações para criar resumos e respostas, ao mesmo tempo que desencorajam a visita aos links usados como fontes.

Nilay Patel, editor-chefe do Verge, inventou até um termo para isso: “Google Zero”, uma situação em que o buscador deixa de direcionar leitores para um determinado site e inviabiliza a continuidade do negócio.

Ironicamente, o próprio Google pode ser afetado com isso, já que depende do conteúdo produzido nos sites para alimentar sua IA e dar respostas para os usuários.

Com informações do Verge e do TechCrunch

 
 
 

Comentários


Mega Fato

"Bem-vindo ao nosso blog! Aqui, exploramos de tudo um pouco: tendências, curiosidades, tecnologia, cultura, estilo de vida e muito mais. Se é assunto no mundo, a gente comenta por aqui. Fique ligado e descubra algo novo a cada post!"

  • Facebook
  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Mega Fato |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page