top of page

Brasil vai se declarar livre de gripe aviária nesta quarta, diz Agricultura

  • Mega Fato
  • 17 de jun.
  • 1 min de leitura

Durante o período de vazio sanitário, nenhum novo caso foi registrado em granjas comerciais brasileiras


ree

O Brasil vai se declarar oficialmente livre de gripe aviária nesta quarta-feira (18), após o fim dos 28 dias de vazio sanitário desde a confirmação de um caso da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS).


A informação foi confirmada à CNN pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua.


Durante o período de vazio sanitário, nenhum novo caso foi registrado em granjas comerciais brasileiras, o que, segundo os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), permite que o país retome o status de livre da doença.


Segundo o secretário, o primeiro passo será a notificação formal à OMSA. Em seguida, o Brasil irá comunicar todos os países que impuseram restrições à importação de carne de frango brasileira, solicitando a revogação das suspensões com base no novo status sanitário.


Mais de 40 mercados chegaram a adotar algum tipo de restrição às aves brasileiras desde a confirmação do foco no Rio Grande do Sul. Apesar de o vazio sanitário terminar apenas nesta quarta, o governo já vinha negociando com os parceiros comerciais desde o primeiro dia após a ocorrência.


México e Rússia, por exemplo, já haviam adotado medidas de regionalização – restrições limitadas ao estado afetado – antes mesmo de o Brasil anunciar oficialmente estar livre da gripe aviária.





Comentários


Mega Fato

"Bem-vindo ao nosso blog! Aqui, exploramos de tudo um pouco: tendências, curiosidades, tecnologia, cultura, estilo de vida e muito mais. Se é assunto no mundo, a gente comenta por aqui. Fique ligado e descubra algo novo a cada post!"

  • Facebook
  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Mega Fato |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page