top of page

Ataque da Ucrânia: Imagens de satélite mostram danos a aviões russos

  • Mega Fato
  • 2 de jun.
  • 2 min de leitura

Total de 41 aeronaves de guerra da Rússia foram atingidas, disse oficial de inteligência ucraniano


ree

Imagens de satélite mostraram aviões militares russos estacionados na pista de bases aéreas nas regiões de Murmansk e Irkutsk, dias e semanas antes dos aeródromos serem alvos de um ataque ucraniano no domingo (1º).


A Capella Space forneceu à Reuters dados de satélites de radar de abertura sintética (SAR) registrados nesta segunda-feira (2), que direcionam feixes de energia para a Terra e detectam ecos, possibilitando a identificação de pequenos detalhes topográficos. Isso ajudou a revelar vários aviões danificados no aeródromo de Irkutsk.


A Ucrânia lançou no domingo um de seus ataques mais ambiciosos da guerra, visando bombardeiros russos de longo alcance com capacidade nuclear na Sibéria e em outros lugares.


Um total de 41 aviões de guerra russos foram atingidos, disse um oficial de inteligência ucraniano. O serviço de inteligência doméstico da Ucrânia, o SBU, estimou os danos em US$ 7 bilhões e disse que a Rússia havia perdido 34% de seus porta-mísseis de cruzeiro estratégicos em seus principais aeródromos.


O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que a Ucrânia lançou ataques com drones contra aeródromos militares russos em cinco regiões no domingo, causando incêndios em várias aeronaves.


O Ministério afirmou que os ataques ocorreram nas regiões de Murmansk, Irkutsk, Ivanovo, Ryazan e Amur. As defesas aéreas repeliram os ataques em todas as regiões, exceto em duas — Murmansk e Irkutsk, informou a pasta.


Imagens de satélite capturadas pela empresa americana Planet Labs em maio mostraram aviões militares, incluindo o que pareciam ser bombardeiros TU-95, estacionados na pista de um aeródromo em Murmansk em 29 de maio, dias antes do ataque, e também em um aeródromo em Irkutsk em 17 de maio.


A Ucrânia afirmou que o ataque envolveu esconder drones carregados de explosivos dentro dos telhados de galpões de madeira e carregá-los em caminhões que foram levados para o perímetro das bases aéreas.




Comentários


Mega Fato

"Bem-vindo ao nosso blog! Aqui, exploramos de tudo um pouco: tendências, curiosidades, tecnologia, cultura, estilo de vida e muito mais. Se é assunto no mundo, a gente comenta por aqui. Fique ligado e descubra algo novo a cada post!"

  • Facebook
  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Mega Fato |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page